ATITUDE

ATITUDE

terça-feira, 18 de maio de 2010

A Paz do Coração


Porque e como lidar com as emoções destrutivas?

Se você quiser despertar a paz do seu coração, aprende a lidar com as suas emoções destrutivas.

O estudo das causas do estresse indica as emoções destrutivas como sendo as grandes causadoras do estresse.

Que emoções são estas? Podemos definí-las como as que causam conflitos com os outros e para si mesmas. São as expressões internas e externas das nossa neuroses. Uma boa definição do neurótico é a que o descreve como uma pessoa que sofre e faz sofrer os outros; e o que faz sofrer os outros, senão o ciúme, o apego exagerado a coisas, pessoas ou mesmo idéias, a rejeição e a raiva, o orgulho e a indiferença?.

Nas próximas semanas observe bem você mesmo e os outros ao redor de si. E veja se o que está sendo questionado aqui não corresponde a uma grande verdade!

Como então lidar com estas emoções já que elas são tão destrutivas?

Grande parte da humanidade costuma se deixar levar por elas, perdendo o auto controle. Tomemos como exemplo da raiva; Elas gritam, ofendem, magoam, muitas vezes a quem amam, e depois se sentem culpadas e sofrem. Podemos afirmar que isto não é uma boa solução.

Outras pessoas, assumem um comportamento oposto: achando que a raiva é uma emoção feia e repreensível, rechaçam e recalcam o seu sentimento de rejeição. Continuam cheias de mágoas e de ressentimentos não expressos. Repetindo esta maneira de ser durante meses ou mesmo anos, acabam estressadas, somatisando a sua raiva contida sob forma de úlcera duodenal ou de enfarto do miocárdio. Então esta também não uma solução.

O que fazer então, se agredir ao outro ou agredir a si mesmo resultar em sofrimento?

Existe uma terceira alternativa, uma espécie de caminho do meio. Em vez de soltar a raiva ou de dominá-la, existe uma solução bastante esperta: simplesmente tomar consciência dela e deixá-la passar, como uma nuvem de tempestade passa e deixa o sol brilhar de novo e o céu ficar azul.

É claro que você precisará de certo tempo, algumas semanas ou meses para conseguir bom resultado. Quanto mais cedo você começar, mais cedo você se tornará um ser livre das suas emoções pesadas. A verdadeira liberdade é esta.

No início a gente se esquece; mas aos poucos você acaba constatando que você chegou ao ponto de ver a emoção chegar. Você poderá dizer com um certo senso de humor: "lá vem ela de novo!" Este será um excelente sinal de sucesso. Você não pode se livrar de todo da raiva, mas pode fazer com que ela se transforme em sentimentos de amizade ou mesmo de amor. E, aos poucos isto se transformará numa segunda natureza. Você começará a irradiar paz e serenidade em torno de você, sobretudo se paralelamente você praticar diariamente o relaxamento do corpo.

Você obterá ainda mais alegria e harmonia na sua existência, se além de lidar com estas emoções você cultivar altos sentimentos humanos, tais como a alegria, o amor, a compaixão e a equidade. A alegria de compartilhar felicidade com as pessoas. O amor no sentido de querer a felicidade das pessoas ao seu redor; a compaixão significando o sentimento e o ato de ajudar o outro a aliviar o seu sofrimento. E a equidade no tratamento igual de todos os seres deste universo, sem nenhuma preferência por um ou outro.

Assim você terá adquirido a paz do coração, além da paz do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário